Continuando el trabajo…
Hacía tiempo que no publicaba noticias sobre nuestro trabajo., porque últimamente dedico la mayor parte de mi tiempo libre a exponer mi experiencia con Radu, en casa de nuestro amigo Juliano, y siempre en el ajetreo de cada dia, Desafortunadamente, No me queda más tiempo para esta tarea..
Sin embargo, cá estamos para compartilhar, convosco, mais uns detalhes dos trabalhos realizados até a data.
Assim, como referenciei na última postagem, a nossa maior prioridade nesta época chuvosa do ano é cercar o nosso terreno o mais rapidamente possível, pois estão à nossa espera cerca de 300 árvores, de fruto e decorativas, para serem plantadas no seu lugar definitivo, en nuestra tierra.
Desde 10 de dezembro até 4 de janeiro, Desafortunadamente, tivemos que parar os nossos trabalhos por falta de recursos financeiros, mas quase ao finalizar o ano tivemos a grande alegria de receber uma ajuda dos nossos irmãos da fé da Austrália, Japão e Roménia, de uma pequena comunidade de crentes da minha cidade e localidade natal. Os últimos, embora vivam com bastantes dificuldades financeiras, ao longo do ano transato, tiveram a iniciativa e o desejo de juntar, semanalmente, cada um o seu pequeno contributo de maneira que no final de dezembro fizeram-nos a surpreendente alegria de nos avisarem que tinham uma oferta para o desenvolvimento do nosso projeto.
Comentei com a minha Célia, acerca da tendência humana que, naturalmente, existe em cada um de nós, de esperar e contar com a ajuda daqueles que são mais abastados e aos nossos olhos mais capacitados, que facilmente poderão estender-nos a mão para nos ajudar, pero, infelizmente ficamos muito desiludidos… Mais uma vez, o nosso Pai celestial nos surpreendeu com a maneira como trabalha, através de pessoas pobres, simples e humildes que, embora necessitadas, fizeram tudo por tudo para poderem ajudar-nos.
Jamais me esquecerei de cada ajuda que recebemos para tornar este projeto uma realidade, mas terei uma recordação especial para com AQUELES que dos seus poucos recursos fizeram questão de repartir com os que ainda têm menos que eles!!!
Muito grato, queria aproveitar a oportunidade para evidenciar o esforço do pequeno grupo de amigos da Roménia e de algumas senhoras da Austrália, que nem sequer conhecemos, que vivem das suas módicas reformas e que, para conseguirem algum dinheiro para nos ajudar, venderam (puro e simplesmente!), algumas coisas a mais que tinham em suas casas!!!
Uma outra recordação especial vai para uma amiga da minha esposa. Num momento em que o dinheiro estava quase a acabar, ao verificar a conta bancária da nossa Fundação, constatei que tinha sido feito um depósito de 1000 dólares. Comentei com a Célia: – Quem o teria feito?
Nessa noite, ela recebeu uma mensagem que dizia: ” A partir do dia 4 têm na conta mil beijinhos.”
Enquanto estávamos tão contentes com a ajuda que recebemos, precisamente nesta altura, o nosso bravíssimo camião cansou-se e decidiu levar umas férias… e bem grandes! Estávamos a tratar-lhe da saúde, quando o outro carro Toyota, quis fazer-lhe companhia… e para que a festa ficasse mais animada ainda, o meu telemóvel também pifou; tudo isto no decorrer de duas semanas! Foram só 3300 $…
A minha esposa, bastante desanimada, até chegou a comentar comigo que não compreendia como isto seria possível, depois de termos juntado algum dinheirinho para o avanço dos nossos trabalhos, acontecer uma coisa destas… Eu respondi-lhe que isto significava que estávamos no bom caminho, lembrando-a daquilo que um velho amigo me disse numa certa altura da minha juventude: “Quando as coisas que fizeres na tua vida derem sempre certo, sem nenhum problema ou chatice à mistura, é tempo de estranhares e perguntares se, de facto, estás no caminho certo!”
Apesar das dificuldades, problemas e contrariedades semeadas no nosso percurso entendemos que as mesmas fazem parte da nossa vivência e nestas alturas, se bem atendidas, temos uma áurea oportunidade de crescer e fortalecer a nossa personalidade.
Quero, una vez más, expressar, a nossa gratidão para com AQUELE que na Sua providência dirije e controla as nossas vidas e provê de uma maneira extraordinária o suprimento de todas as nossas necessidades, que muitas vezes nos deixa sem palavras!
Nos últimos dois meses choveu muito, incluso muy…praticamente cada dia por volta das 14 h, com uma exatidão de metrónomo, cai uma chuva constante que às vezes se estende por 2 o 3 horas. Mesmo assim temos conseguido fazer algum trabalho, por entre os pingos da chuva…
Conseguimos até à data colocar na terra todos os postes de betão e nesta próxima semana iremos estender a rede para finalizar a nossa cerca.
Fizemos uma vala para captar as águas que os terrenos vizinhos descarregam no nosso e depois do desmoronamento das paredes, chegámos a conclusão que devemos cimentá-las para evitar, futuramente, estas surpresas.
Começámos, además, a cavar os buracos para plantarmos, mucho en breve, as nossas árvores. Na primeira fila, junto à vedação, terão a honra de serem plantados os coqueiros.
Estamos mortinhos para vê-los no seu lugar definitivo e a desenvolverem as suas copas magníficas!